Livros para expandir a mente (e seu plano de carreira) nas férias

São inúmeros os benefícios que um bom livro pode trazer na vida de uma pessoa. A leitura traz prazer, reduz o estresse, ajuda a ter uma boa noite de sono, nos conecta com o mundo e nos proporciona viagens incríveis sem sair do lugar. Para ajudar você a escolher os melhores livros para as férias achamos uma lista divulgada pela Lindkedln , curada por James Altucher, uma das cinco vozes mais influentes de 2015 , ao lado de Bil Gates e Richard Branson.  Anote os títulos, porque estes são os oito melhores livros de todos os tempos, segundo James, e sua leitura pode ser um ponto de virada para o seu plano de carreira e de vida:

  1. Maestria, Robert Greene

Este livro é como uma versão sintetizada de todas as biografias já publicadas, feita para ensinar como se tornar um mestre ou uma mestra no que você ama. Greene examina pesquisas recentes sobre cognição e criatividade, e derruba os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo uma maneira radical de examinar a inteligência humana. Ele explica o que é necessário para uma pessoa comum se tornar um mestre: a capacidade de se dedicar totalmente a um tema de seu interesse, a insistência em um aprendizado contínuo e focado, a liberdade criativa adquirida com o domínio da habilidade e a coragem de ser diferente e enfrentar desafios.

  1. O otimista racional, Matt Ridley

Disponibilidade de alimentos, renda e expectativa de vida estão em alta; doença, mortalidade infantil e violência, em queda – globalmente. Este livro cobre todo o movimento da história humana, desde a Idade da Pedra até o advento da Internet para mostrar que, graças à incessante capacidade humana para a inovação, o século XXI verá as sociedades e a biodiversidade natural progredirem.

  1. Fora de série, Malcolm Gladwell

Mais importante do que entender como é a personalidade das pessoas de talento fora de série é saber qual é a sua cultura, o contexto e a época em que nasceram, com quem conviviam. Tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. Este livro traz esses bastidores da vida de grandes gênios e aponta que, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade e se tornar alguém altamente bem-sucedido, são necessárias três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos.

  1. De onde vêm as boas ideias, Steven Johnson

A prensa de Gutemberg fez os míopes perceberem que não enxergavam direito. Então a tecnologia das lentes foi criada. E os microscópios foram criados. E os germes foram descobertos. E assim nascia a medicina moderna. Assim, num encadeamento de genialidades é que a história da humanidade sempre caminhou. Esqueça a ideia do gênio solitário.

  1. Em busca de sentido, Viktor Frankl

O fundador da Logoterapia conta como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Lendo o livro você irá olhar para sua vida de uma forma como nunca antes.

  1. De zero a um, Peter Thiel

“Existe um monte de livros de negócios lá fora. 99% deles são bobagem. Leia este”, sugere James. Ele diz que muitos dos conceitos apresentados transformaram sua atitude não só apenas em relação à forma de entender as empresas, mas também o capitalismo. Thiel, o autor, é fundador do PayPal e primeiro investidor do Facebook, e no livro conta a história de quando um jovem de 24 anos chamado Mark Zuckerberg recebeu uma oferta de US$ 250 milhões e a recusou em dois minutos.

  1. O poder dos quietos, Susan Cain

“Provavelmente metade do mundo é de introvertidos. Talvez mais. Não é uma vida fácil. Às vezes tenho um bloqueio num lugar cheio de gente, como se as pessoas tivessem roubado a chave da minha boca”, James confessa. Mas este livro mostra ao leitor como desbloquear os poderes secretos que provavelmente metade do mundo precisa.

  1. Antifrágil, Nassim Taleb

A incerteza é algo presente, desejável e necessário para a evolução. O autor propõe que tornemos nossas empresas e carreiras mais resistentes. Por que as cidades-estado são melhores que os estados-nação? Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de ‘eficiência’ não é nem um pouco eficiente? Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego? Como o desastre do Titanic salvou vidas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro.

Fonte: Runrun