Arquitetura em container

 

Uma edificação executada com containers tem muitas vantagens, seja pelo excêntrico que atrai, pelo design altamente customizável na temática que for, pelo exótico que encanta, ou pela flexibilidade possibilitando transferir uma construção de um lugar para outro. A “Arquitetura em Container” é a melhor expressão para o termo custo x benefício, atual e futuro, pois trata-se de uma arquitetura modular inteligente e resistente. Essa novidade chegou com força total para quebrar muitos paradigmas no setor da construção civil, famoso pelo seu conservadorismo.

 

Os containers são aquelas caixas enormes de metal que transportam mercadorias e materiais em geral, muito utilizados por navios de carga e por isso muito comuns em portos. Essa prática também se encaixa na atual discussão sobre meio ambiente, construções sustentáveis, materiais desperdiçados que geram poluição, energia solar, reciclagem, etc, como uma alternativa construtiva, benéfica ao homem e à natureza, aliada a uma arquitetura moderna e criativa.

Nas fotos podemos ver o projeto do Restaurante Suez em Santa Maria, desenvolvido pelo escritório A3 Arquitetas. As arquitetas, Caroline Maffini, Cristina Santin e Priscila Portella tiraram partido dessa nova tendência e criaram uma edificação que desperta a atenção e curiosidade destacando-se no seu entorno.

IMG_9107_red

IMG_9121

IMG_9126_red

Como a temática desse restaurante é convidar a todos para uma “deliciosa viagem” pelo mundo, nada melhor que tomar partido dessas estruturas que cruzam oceanos transportando os produtos que compramos, consumimos e usamos. O projeto apresenta espaços bem planejados, alegres e descontraídos convidando aos visitantes a uma experiência diferente e deliciosa.

IMG_9136_red

IMG_9163

Escrito pela arquiteta Cristina – A3 arquitetura