Outubro do Rosa

 

É em outubro que umas das campanhas mais importantes do mundo costuma ganhar ainda mais força. A luta contra o câncer de mama mobiliza diversas empresas e entidades que se unem na campanha do Outubro Rosa. Monumentos importantes de cidades  ganham a cor rosa na iluminação, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Campanha-Outubro-Rosa

 

 

A informação é um dos principais objetivos da campanha, por isso separamos em nosso blog alguns pontos importantes sobre essa doença que atinge e mata milhões de mulheres em todo o mundo.

O autoexame todo mês é importante, mas visitar o médico e realizar mamografia anualmente precisa fazer parte da rotina da mulher. Alguns tipos de câncer só podem ser detectados com a mamografia, e outros só com exame clínico. Por isso, a recomendação é adotar os três métodos!

O risco de incidência da doença é maior quando há um histórico familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada!

Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente são importantíssimos para ter uma vida saudável e diminuir o risco de doenças, porém não eliminam completamente o risco de ter um câncer de mama.

rosa3

rosa5

Você sabia que ao amamentar, a mulher reduz o risco de contrair a doença? Isso porque as células mamárias ocupam-se em produzir leite, e se multiplicam menos.

Boatos pela internet se espalharam associando o uso de antitranspirantes, que possuem sais de alumínio, com a ocorrência de câncer de mama. Porém, a Anvisa já divulgou esclarecendo que não há nenhuma relação

A indicação é começar a fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Porém, para quem tem histórico familiar de câncer de mama ou ovário, indica-se começar o exame 10 anos antes do caso mais precoce Antes dos 25 não deve ser realizado o exame, mesmo para as mulheres do grupo de risco.

outubro-rosa-3

A mamografia é um exame muito rápido, que pode ser desconfortável para algumas mulheres, mas não causa dor. Uma dica para diminuir o desconforto é evitar agendar o exame em período pré-menstrual.

O diagnóstico precoce e o acompanhamento correto da doença são essenciais para a eficácia do tratamento, por isso cuide sempre da sua saúde.

rosa 2

Fonte: Oncoguia

Escrito por Kellen Caldas