Saciedade x fome: alimentos que equilibram essa balança

Com o inverno se aproximando a tendência é de comermos mais, pois o corpo exige mais calorias para se manter aquecido durante a estação mais fria do ano. No entanto, isso não é motivo para descuido da saúde e por isso selecionamos uma lista de alimentos que causam mais saciedade da fome versus os que causam mais fome. Assim, você consegue manter uma alimentação equilibrada e de bom grado ao paladar.

Pimenta x desidratação

A pimenta (ou o seu molho) pelo seu caráter picante provoca à saciedade, evitando assim, que você coma mais do que deveria. Além disso, também provocam a sensação de saciedade por mais tempo.

Em contra ponto disso, a desidratação é algo que faz você comer mais. Pelos dias estarem mais frios, temos a sensação de sede minimizada, fazendo com que você não beba tanta água. Por isso, a desidratação pode ser confundida com fome, mas na verdade o seu corpo só está pedindo água.

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Café x pão branco

O café, por conter cafeína, faz com que o nosso metabolismo acelere, causando assim a sensação de saciedade prolongada.

O pão branco, também chamado de pão francês (ou cacetinho aqui pra nós), tem em sua base a farinha de trigo que possui um alto índice glicêmico, o que ajuda a fome chegar mais cedo.

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Sopa de legumes x sopas industrializadas

A sopa de legumes, feita em casa, é uma boa pedida para os dias frios. Além de hidratar o corpo, possui um número reduzido de calorias e diminui a vontade de comer. Experimente comer um sopa dessas antes de uma refeição, você notará que a fome será menor.

As sopas industrializadas são ricas em sódio, que aumenta a retenção de líquidos. Consequentemente, causam o “inchaço” do estômago momentâneo, mas logo, logo a fome está de volta. Prefira sempre aos produtos naturais e frescos.

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Sorvete x Chocolate meio amargo

O sorvete contém gorduras e carboidratos, além de possuir uma textura ideal para ultrapassar na quantidade.

Ao invés do sorvete, a melhor opção de doce é o chocolate meio amargo, além de ser rico em antioxidantes, ele também sacia a vontade de comer doce.

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Além desses ingredientes citados acima, existem muitos outros que nos ajudam a manter uma vida saudável, para ver mais algumas dicas confere os links do Bolsa de Mulher e Saúde Terra de onde tiramos boa parte das informações desse post. Mas claro, sempre pense com bom senso e não se culpe se um dia você exagerar nas guloseimas, porque afinal de contas tudo é uma questão de equilíbrio.