Maio: o mês das noivas

 

Vestida de branco, iluminada, ela surge, sob o olhar encantado do noivo e dos convidados.Assim tem início mais uma celebração do amor.

 

Até hoje, ninguém sabe o real motivo para essa celebração. Tudo indica que seja por uma tradição vinda do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. Nessa época, a natureza floresce, simbolizando o renascimento e a esperança. É nesse mês que a primavera e suas flores atingem sua plenitude e exuberância, representando o amor e a feminilidade. Com o passar dos anos, essa ligação com flores foi associada à celebração do amor e fez de maio o mês das noivas e das mães.

 

Para a Igreja Católica, maio é o mês consagrado à Maria, Mãe de Jesus.  Como a influência da Igreja Católica era muito forte, vincular esse bonito mês também às noivas passou a ser a hipótese mais aceita.  Possivelmente, a partir dessa motivação, maio tornou-se o melhor mês para a união de casais, pois, teoricamente,  toda noiva deseja ser mãe.

 

Por outro lado, contrariando as tradições, segundo estatísticas, o mês mais procurado para casamento é dezembro, de modo a aproveitar as férias de verão; em segundo lugar, vem o mês de setembro, sendo maio apenas o terceiro.

 

Independente da tradição ou dos dados objetivos, existindo amor, cumplicidade e a vontade de construir um lar, todo mês pode ser o MÊS DAS NOIVAS – bonito e abençoado.

Escrito por Maria Helena Galelli – MH Cerimonial e Assessoria de Eventos