A fondue

Com o friozinho chegando nada melhor que degustar um prato requintado que já se tornou símbolos das estações mais frias no país, o fondoe ou melhor “a fondoe”, pois essa palavra de origem francesa que significa fundida ou derretida é do gênero feminina. Porém a palavra fondue ser de origem francesa a receita surgiu na Suíça.

02

Há dados históricos que a receita mais antiga da fondue vou encontrada em um livro de cozinha escrito em Zurique em 1699. Há algumas versões sobre a origem deste prato, porém a mais aceitável é que na Idade Média nos Alpes da Suíça, como consequência de uma superprodução de queijos. Os produtores, para melhor conservarem o queijo à espera de uma nova temporada, derreteram e fortificaram a massa com kirsch (destilado de cerejas) que, depois de outra vez enrijecida pelo frio, duraria mais, e durante o preparo deste creme, havia o hábito de experimentar a mistura com pedaços de pão para testar o tempero assim surgindo a fondue.

03

Na Suíça, a preparação da fondue é considerada “coisa de homem”. Isso porque, na década de 1950, a fondue foi levada para as cozinhas do Exército Suíço, tornando-se, assim, muito conhecida entre o soldados, que assim por diante levaram a receita para suas casa.

04

Mas foi somente no final da década de 50 que o prato ganhou fama, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servi-lo, a princípio como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate. Visto hoje como um prato refinado, é pouco sabida da sua origem simples.
Escrito por Norberto Victorino Da Cás