Tu sabes qual é o forte diferencial da carne gaúcha?

02
O diferencial pode estar implícito em informações que você nem imagina, vamos iniciar pela qualidade de nosso clima ameno e pela grande extensão de campos nativos, enquanto nossos animais são tratados com alimentação natural, as raças de outras regiões do país são suplementadas no sistema de confinamento através da ração e eventualmente resíduos de frutas entre outras técnicas de ganho de peso, o que é normal e não prejudica a saúde, mas infelizmente altera o sabor do produto.
No Brasil Central predominam as raças de origem indiana, comumente chamadas de Zebus. São os animais grandes e bonitos com aquela admirável corcunda sobre o lombo e uma papada grande e notável. Sendo os únicos animais que se adaptam ao clima quente, sua característica física não é o acumulo de gordura e sim, a queima.
O gado gaúcho é o inverso, o fato de nosso clima ser mais frio, semelhante ao europeu, nos proporciona a vantagem de poder criar no pampa gaúcho os animais de origem britânica. Possuindo como característica o acúmulo de gordura, e não somente localizada nas extremidades dos cortes como entremeada entre as fibras, é o que chamamos de marmoreio, que no preparo ao entrar em contato com o calor do fogo, derrete tornando o produto mais suculento, saboroso e macio.
Atualmente essas raças europeias são ANGUS e HEREFORD, as cruzas também deram muito certo agregando peso à qualidade, seriam as raças BRAFORD, BRANGUS entre outras no mercado.
03
Em Santa Maria temos localizado o maior frigorífico do estado, com abate médio de 700 animais diários, que são comercializados nas principais redes de supermercado do país e com habilitação de exportação para mais de 70 países. O produto considerado pelo próprio mercado como premium é autenticado com a marca BEST BEEF e nos orgulha sabermos que além da qualidade nos produtos, é referência mundial em qualidade sanitária e tecnologia.
Em breve falaremos sobre novos investimentos na produção de carnes premium da nossa cidade para o mundo, enquanto isso você pode visitar a loja BEST BEEF boutique aqui em Santa Maria e testar a receita abaixo. CURTI LÁ – facebook.com/BoutiqueBestBeef

Saltimboca

Ingredientes:
1 peça de contra-filé (ENTRECOT) BEST BEEF (+ ou – 8 escalopes)
8 fatias de presunto cru
16 folhas médias de sálvia
16 palitos de madeira
80 ml de vinho do porto
30 ml de vinho branco seco
q.b. manteiga
q.b. azeite de oliva
q.b. sal e pimenta do reino

Modo de preparo:
1. Retire a capa do contra-filé e corte-o contra as fibras em bifes de + ou – 200g, faça os escalopes cortando este bife ao meio.
2. Com um batedor de carne e auxílio de 2 folhas de plástico resistente para proteger os escalopes, com o auxillio de um batedor de carne achate os escalopes à metade de sua altura original. Tempere com sal e pimenta.
3. Sobre cada escalope coloque uma fatia de presunto cru e sobre o presunto cru, 2 folhas de sálvia em locais opostos, prenda cada folha com um palito de madeira
4. Em uma frigideira grande aquecida, coloque um pouco de manteiga e um pouco de azeite de oliva, quantidade somente para cobrir o fundo da frigideira, e frite ligeiramente os escalopes. Reserve aquecido.
5. Após ter fritado todos os escalopes, coloque o vinho do porto e o vinho branco seco na frigideira e deglaceie, reduza a 1/3 do volume.
6. Retorne os escalopes à frigideira, corrija o sal e a pimenta e faça com que o líquido restante envolva todos os escalopes. Caso necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
7. Coloque em uma travessa, retire os palitos e cubra com o molho restante.