Pimenta te quiero!

pimenta 05

Ela se destaca na cozinha por ser cheia de personalidade e por ter um sabor marcante. A pimenta é uma das especiarias mais consumidas e usada em várias receitas por todo o mundo. Com tantas qualidades e apreciadores a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além dos inúmeros nutrientes, possui componentes que preservam a saúde.

CornmealProducts

Isso mesmo, a pimenta é um alimento de baixa caloria, rica em carboidratos, fibras alimentares e vitaminas. O consumo moderado melhora a imunidade, e pode ajudar na redução de inflamações. Uma pesquisa feita pela faculdade de nutrição da PUC, aqui mesmo no Rio Grande do Sul, comprovou que a pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.

pimenta 07

Apesar de benéfica para a saúde, especialistas orientam que a pimenta não deve ser consumida de forma exagerada. Para apimentar seu paladar, em Santa Maria o restaurante mexicano La Lupita, usa a especiaria na maioria dos pratos.  Jalapeño, habanero, chipotle, pimenta do reino e vermelha são apenas alguns tipos que incrementam a culinária mexicana. O chef de cozinha Tiago Mallet que comanda o Lupita diz que usa as pimentas na medida certa para que o sabor de cada uma não fique tão acentuado. O consumo é tão grande no restaurante que ele resolveu fazer uma pequena horta com as pimentas que serão consumidas pelos clientes.

 

Escrito por Kellen Caldas